HISTÓRIA DA IGREJA

Fundadora: Aimee Elizabeth Kennedy

Nasceu em Ingersoll, Ontário, Canadá, em 9 de outubro de 1890.

Converteu-se aos dezessete anos e foi casada com o evangelista Robert Semple, com o qual seguiu como missionária para a China.

Seu marido foi acometido de malária e pouco tempo depois Aimee foi obrigada a voltar aos Estados Unidos, viúva e com a filha recém-nascida em seus braços.

 

Em 1917, iniciou sua maratona pelos Estados Unidos com várias campanhas em diversas cidades do país. Em 1922, durante um culto na cidade de Oakland, ela recebe a visão do evangelho quadrangular, termo que daria nome à igreja por ela fundada em janeiro de 1923, com a inauguração do Angelus Temple, em Los Angeles, Califórnia.

Aimee faleceu em setembro de 1944. Seu filho Rolf McPherson assumiu a presidência da igreja, que hoje é exercida pelo Reverendo Paul Risser.

Durante seu ministério Aimee não apenas fundou a Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular e o Angelus Temple, ela também foi responsável:

1-Pela criação do Life Bible College e da Torre de Oração, na qual diversas pessoas se revezavam em turnos de duas horas para que houvesse um clamor a Deus 24 horas por dia.

2-Pela inauguração da terceira estação de rádio de Los Angeles, a KFSG (Call FourSquare Gospel).

3-Pela fundação da Cruzada Internacional do Evangelho Quadrangular.

4-Pela organização do departamento de Assistência Social do Angelus Temple, o qual alimentou e vestiu cerca de meio milhão de pessoas durante a Depressão e a Segunda Grande Guerra.

5-Pela publicação de diversas revistas e periódicos, além da elaboração de diversos livros, peças, óperas sacras, músicas (incluindo o Hino Oficial da Igreja do Evangelho Quadrangular) e sermões.

A Igreja do Evangelho Quadrangular se encontra hoje em 107 países ao redor do mundo. Sua sede mundial é localizada em Los Angeles, Califórnia (EUA), mas ela funciona de forma autônoma em cada país.

A Igreja do Evangelho Quadrangular, baseada na Bíblia, tem um enfoque profundamente Cristo-cêntrico e é uma das igrejas pentecostais pioneiras do avivamento carismático do início do século XX.

Mantendo firme sua dedicação pela evangelização do mundo, nasceu da vontade do Espírito Santo e não de uma divisão ou cisma de igrejas e se conserva unida para a glória de Deus.

Concebido no coração do Pai, o evangelho quadrangular é uma mensagem gloriosa, sólida como a rocha, o mesmo Jesus Cristo sobre o qual está fundamentado.

Seus quatro temas predominantes se estabelecem na mesma Bíblia:

Jesus Cristo o Salvador
Enviado por Deus para salvar o mundo (Romanos 3:23)
Jesus Cristo o Batizador
Dando poder e unção do Espírito Santo (Atos 1:5 e 8)
Jesus Cristo o Médico
Tocando enfermos com o poder curador (Mateus 8:17)
Jesus Cristo o Rei que voltará
Vindo como Rei dos reis (I Tessalonicenses 4: 16 a 18)

 

IGREJA NO BRASIL

Cruzada Nacional de Evangelização

 

Fundada em São João da Boa Vista - SP a 15 de novembro de 1951, pelo missionário da Foursquare Church Gospel Pastor Harold Edwin Willians auxiliado pelo Pastor Jesus Hermirio Vasquez Ramos. o primeiro natural de Los Angeles- EUA e o segundo natural do Peru.

A obra começou numa casa na cidade de Poços de Caldas, junto com uma escola de inglês indo depois para São João da Boa Vista onde foi construido pelos fundadores um pequeno templo .

 

Em 1952 vieram para a capital de São Paulo realizar campanhas evangelisticas a convite de um pastor da igreja Presbiteriana do Cambuci e pouco tempo depois foram para uma tenda de lona no mesmo bairro. De lá foram para o bairro da Agua Branca e então para o salão da Rua Brigadeiro Galvão, 713.

A tenda passou então a viajar pelo estado de São Paulo como a tenda número um, nos salões da rua Brigadeiro Galvão as senhoras da igreja começaram a ajudar um irmão que havia trabalhado muito tempo com um circo e que as ensinou a costurar tendas.

As tendas compradas ou fabricadas na própria igreja sairam peregrinando por lugares como Casa Verde, Americana, Limeira, Vitória, Curitiba e vários outros. Numa onda contagiante o movimento crescia e cada tenda dava origem à um novo núcleo que se constituia em uma nova igreja.

 

Na decada de sessenta já sob a liderança do Pastor George Russell Faulkner estabeleceu-se a meta de levar a mensagem a cada capital de estado sendo depois espalhada nos outros municípios. as tendas passavam e deixavam uma nova comunidade formada. Os finais das decadas de setenta e oitenta foram marcados pelo evangelismo dinâmico e pela construção de grandes e belos templos .

Em 1997 já contávamos com 5.530 Igrejas e Obras Novas (que estão funcionando em 2.026 Templos, 1.778 Salões e 1.726 Tabernáculos de madeira), além de 4.000 congregações e pontos de pregação, que funcionam sob a responsabilidade das igrejas locais.

 

Ao todo são 2.887 ministros, 1.488 aspirantes e 10.648 obreiros credenciados (deste total de 15.023 membros do ministério, 5.951 são mulheres). Trabalham ainda 38.000 diáconos e diaconisas, com um total de aproximadamente 1.600.000 (Hum milhão e seiscentos mil) membros.

A Igreja Quadrangular Internacional está hoje em 91 Países (desde 1944 o sol brilha ininterruptamente sobre a bandeira Quadrangular pois ela está em todos os continentes). Só a igreja brasileira já tem nove missionários em sete desses países.

Para preparar pessoas para esse ministério a igreja conta 40 Institutos Teológicos Médios e 100 Institutos básicos (com 4.500 alunos e 1.200 Professores), uma escola por correspondência e um curso intensivo para pastores CATEP.

Os materiais utilizados para esses cursos, além de vários livros e publicações evangélicas de qualidade, são preparados pela Editora e Publicadora Quadrangular George Russell Faulkner, situada em São Paulo- SP.

Quadrangular em Iguaí

 

              Em meados de 1981, na cidade de Vitória da Conquista, converteram-se na 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular, um audacioso casal: Sr. Liodete Ribeiro Silva e Sr.ª Eunice Pontes Silva. Passado algum tempo, o casal veio morar em Iguaí, afirmando ser um chamado de Deus. Os mesmos visitaram algumas congregações em nossa cidade e não conseguiram adaptar-se a nenhuma igreja. E, para a alegria do casal, Deus colocou em seus corações o desejo de juntos orar e realizar cultos em sua própria casa. Na ocasião, a Pr. Lourdes e a Ir Anita ( in memória) deslocavam-se de Vitória da Conquista para ministrar os referidos cultos onde todos ali eram grandemente abençoados.

A benção do Senhor foi tão grande naquele lugar que o número de pessoas aumentava  cada dia aos cultos, tornando o espaço físico pequeno. Os irmãos viram a necessidade de abrir uma obra. Foi aí que o Reverendo Edson Vieira com a benção do Senhor disse que a obra de Iguaí estava concedida.
              Foram longos quatro anos de jejum, oração e lágrimas. Finalmente no dia 23 de julho de 1985, conseguiram abrir o 1º. (Salãozinho) situado à Rua Monteiro Lobato, onde foi realizado o 1º culto ministrado pelo Pr. Adenilson Caíres Lebrão. Ali Deus realizou grandes milagres, cura e libertação, ficando assim a igreja conhecida por toda a cidade como A Igreja do Cai Cai (recebeu este nome porque o poder de Deus era manifestado e as pessoas eram libertas pelo o nome de Jesus). Ocasião que muitos ignoravam as palmas nos cultos, o clamor e a manifestação do Espírito Santo. Pois o salmo 47 versículo 1 diz:” Batei palmas, todos os povos, celebrai a Deus com vozes de júbilo”.

Segundo relato da Prª. Valdirene, uns dos principais desafios que a Igreja do Evangelho Quadrangular enfrentou foi o preconceito e as críticas que, até hoje existem, principalmente pela nossa forma de culto. Muitos tinham vergonha de vir à nossa Igreja.

               A Igreja do Evangelho Quadrangular em sua fase inicial sofreu perseguições por parte de pessoas que desconheciam o poder do Evangelho que transforma vidas.

   Após cinco anos de batalha, os irmãos conseguiram comprar um terreno localizado à Rua Ramiro Matos, ali deu início a construção do Templo.

              Em 1988, chega a nossa cidade um casal de pastores abençoados Pr. Carlito Bastos e Prª. Noélia Bastos, realizando assim a construção da Catedral da Fé que passou de Cai Cai para Igreja de Pedra ( em homenagem a sua estrutura revestida de pedras, dando um ponto referencial em nossa cidade). E hoje é registrada e conhecida como Igreja do Evangelho Quadrangular de uma visão missionária que sua fundadora Aimee Semple Mcphersom recebeu do Espírito Santo de Deus.

               Muitos anos se passaram e no dia 7 de dezembro de 1997, tomou posse nesta Igreja o Pr. Clarino Gomes da Silva, trazendo a mensagem do Senhor, mostrando que realmente esta obra é de Deus.

               E, uns dos fatores relevantes para que a Quadrangular tornasse a potência que hoje é em Iguaí, foi através da oração, comunhão, concordância e sabedoria de Deus na vida do Pr. Clarino em realizar trabalhos tão dignos, diz a Pr. Valdirene.

               Para a Igreja do Evangelho Quadrangular, esses longos anos foi um período de lutas, vitórias, alegrias, tristezas (tristezas pelas perdas que tivemos de alguns irmãos que foram embora ou partiram para a Glória do Senhor), de crescimento espiritual, conversão de vidas aos pés de Jesus, descobertas de talentos, crescimento também no grupo de louvor, que por sinal é uma benção e nos demais grupos missionários.

               A IEQ lugar de gente feliz como é conhecida por nós ( membros e visitantes), vem cada vez mais despontando, trazendo novos horizontes no campo da fé, impactando Iguaí no nome do Senhor Jesus.