SACRIFICANDO

22-11-2010 08:31

 

“Depois destas coisas, provou a Deus a Abraão, dizendo-lhe: Abraão! Este lhe respondeu: Eis-me aqui. Então disse Deus: Toma o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te mostrarei.” (Gênesis 22: 1-2)

O que você faria se Deus decidisse tirar da sua vida algo que Ele mesmo te deu e que fosse o cumprimento de anos de espera e oração? Vejam o que temos aqui. Isaque era para Abraão o cumprimento de algo prometido a Deus por anos! E para tornar a situação mais complexa, sobre a vida de Isaque ainda existiam promessas feitas por Deus para ainda se realizarem. O que você faria se aparentemente Deus decidisse “anular”, tornar impossível algo que Ele mesmo te prometeu e ainda não terminou de cumprir?

 Esse tipo de situação pode ocorrer, por exemplo, nos seguintes casos entre vários outros que agora não consigo imaginar: morte de um filho ou de alguém querido e importante; a perda de um emprego; o(a) cônjuge que saiu de casa e já se uniu a outra(o); o fim de um noivado; mudança de cidade não esperada; o fim de um ministério dentro da igreja; profecia que na prática ocorreu o oposto do profetizado, etc. Tantas outras situações que talvez você tenha vivido e que eu não mencionei e que de alguma forma se encaixam no que estamos conversando. Situações que podem ser Deus te pedindo sacrificar, ou situações que não era da vontade do Senhor, mas que aconteceram.

 O que você faria se Deus te pedisse seu emprego, sua casa nova, seu namorado(a) ou noivo(a), seu ministério?

E se de repente Deus pedisse para que você abrisse mão de algo que você tanto ama, às vezes para uma finalidade que você não consegue compreender? Deus não explicou para Abraão qual era o objetivo de Isaque ser sacrificado. Qual era o propósito de Deus?

Às vezes você pode enxergar que o sacrifício a ser feito é para um propósito maior, justo, que glorifica a Deus.

Inicialmente você sabe que Deus será glorificado, porque você enxerga o objetivo do sacrifício pedido, mas em contrapartida começa a entrar no teu coração mentiras que você foi prejudicado, enganado, usado pelo próprio Deus!

 Isaque talvez tenha se sentido enganado. Obedeceu o pai, fez uma longa e exaustiva viagem de três dias, teve que carregar a pesada lenha. O que o pai mandou Isaque fazer era ir com ele para adorar ao Senhor. Isaque deve ter pensado: “Puxa... Eu obedeci meu pai, fiz tudo o que ele me mandou. Meu objetivo era apenas adorar, e o que eu estou ganhando fruto de minha obediência e adoração ao Senhor é minha morte!!! Caí numa cilada!! Se obedecendo eu serei morto, imagine o que meu pai teria feito comigo se eu tivesse me recusado a vir para a terra de Moriá.”

 Talvez você esteja se sentindo assim: terrivelmente prejudicado por ter obedecido a Deus, e isto está abalando sua fé.

 Eu não sei qual foi o propósito de Deus na situação que você viveu ou está vivendo. Se parássemos a história neste ponto, poderíamos imaginar três finais.

1. O ato se concretizar e Isaque ser morto, e Deus não devolver sua vida.

2. Isaque ser morto e Deus ressuscitá-lo depois.

3. Deus impedir que Isaque seja imolado.

 A verdade é que nem sempre os sacrifícios ressuscitam. Geralmente o que é sacrificado não torna a vida.

E como dói quando isso acontece, quando sacrificamos o que amamos em obediência a Deus. 

Como dói sacrificar sonhos, planos, projetos em obediência a Deus. Por que Deus nos pede essas coisas tão dolorosas às vezes? É necessário antes de tudo pedirmos a Deus o discernimento se o sacrifício foi exigido verdadeiramente por Deus, ou se foi fruto do nosso enganoso e atrapalhado coração. E neste caso, não imolem Isaque!!!  Mas se foi Deus mesmo, a sua Palavra nos diz:

 

“ Porque meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos que vossos caminhos e os meus pensamentos mais altos do que vossos pensamentos.” (Isaias 55: 8-9)

 Como é difícil deixarmos Deus simplesmente ser Deus. Até que ponto deixamos ele verdadeiramente ser Senhor, sobre nossas vidas? As boas novas é que Deus não é carrasco, insensível e que nós não somos brinquedos nas mãos dEle.  Deixemos isso para os “deuses” pagãos. Se você teve, ou terá, que sacrificar algo que você ama porque verdadeiramente foi o Senhor quem te pediu, há uma promessa para você. Para aqueles que obedecem ao Senhor, independente se o Senhor vai ressuscitar, poupar ou não, o que você ama, o Senhor diz:

 

“Entao o anjo do Senhor bradou a Abraão pela segunda vez desde o céu, e disse: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor, porque fizeste isto, e não me negaste o teu filho, o teu único filho, que deveras te abençoarei, e grandemente multiplicarei  a tua descendência, como as estrelas do céu e como a areia que está na praia do mar...” (Genesis 22: 15-27)

                                                                            

 

A promessa é para quem obedece, não apenas para aqueles que terão seus sacrifícios poupados. Saiba que para o que você for sacrificar, Deus tem um cordeiro substituto. Sua oferta pode ou não ressuscitar, mas sempre haverá um cordeiro substituto para seu sacrifício.

 

“Então levantou Abraão os olhos e olhou, e viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos. Foi Abraão, tomou o carneiro e o ofereceu em holocausto em lugar de seu filho. Assim chamou Abraão aquele lugar de o Senhor proverá. Daí dizer-se até o dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.” (Genesis 22: 13-14)

 Se você está sofrendo com o sacrifício ou temendo o que sentirá depois, saiba que o verdadeiro Cordeiro substituto para tudo o que temos que deixar, em obediência, no altar, trará a cura, a libertação e o consolo. Ele preencherá o vazio, será o escape, a Rocha (caso você esteja se sentindo sem chão). Ele estará contigo todos os dias, te fazendo companhia, até que a recompensa pela sua obediência chegue. Ele não deixará você perecer no meio da tempestade, você chegará em terra firme. Ele enxugará suas lágrimas até que você saia do vale e do deserto. Ele estará contigo. Você não estará só.  Saiba que: HÁ PROVISÃO PARA O SEU SACRIFÍCIO. HÁ PROVISÃO PARA O SEU SACRIFÍCIO, HÁ PROVISÃO PARA O SEU SACRIFÍCIO.

Há uma recompensa pela obediência que será boa, perfeita e agradável para a sua vida.

Termino, nosso primeiro TROCANDO IDÉIA, com uma passagem do Senhor diretamente para mim e para você.

Que essa passagem nos liberte da solidão que as vezes sentimos diante e após sacrifícios:

 

“Mas agora, assim diz o Senhor, que te criou, ó Jaco, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome; tu és meu. Quando passares pelas águas, estarei contigo, e quando passares pelos rios, eles não te submergirão . Quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Pois eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dou o Egito por teu resgate, a Etiópia e Seba por ti. Visto que és precioso e honrado aos meus olhos, e porque te amo, darei os homens por ti, e os povos pela tua vida. Não temas pois eu estou contigo; trarei a tua descendência  do Oriente, e te ajuntarei do Ocidente.” ( Isaias 43: 1- 5)

 

Pensem nisso,

 

Deus está conosco.

 

Emiliane Saraiva